sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Um passeio pelo mundo

A vida anda corrida e o tempo para atualizar  este blog um pouco escasso.
Mas alguns amigos vêm perguntando minha opinião sobre temas diversos e gostaria de examinar em conjunto com os demais libertários que me leem por aqui alguns destes pontos:

Pussy cats e uma Russia hiperreligiosa



De tudo o que se pensa sobre a Russia, país onde a religião era proibida até 20 anos atras, uma das poucas coisas que vêm a mente é a de um lugar hipereligioso.Mas ao ler as primeiras linhas da sentença, condenando as garotas por ``sacrilégio`` entre outras coisas, pode-se pensar que estamos em alguma lugar islamico.
Claro que Putin esteve em uma situação delicidada nos ultimos meses: uma condenação muito dura exporia demais o regime do ex-KGB a ainda mais criticas e reclamações vinda de fora.Uma absolvição seria um convite a mais ativistas se expressarem sem medo.Assim ele fez um bom trabalho de ditador, optando pelo meio termo.

Assange



Todos sabem que a Suécia é um pais de mulheres lindas.Mas é tambem o país das leis mais loucas no que diz respeito a feminismo e sexo.Nem Freud os explicaria.Assim, uma certa noite anos atrás onde Assange se divertiu com duas suecas é a desculpa encontrada pelo eixo EUA/UK para tentar extraditar Assange aos EUA via Suécia.Os ingleses como sempre se comportando como empregados de luxo dos americanos.
Recapitulando o que Assange fez: ele possuia um website onde fontes anonimas poderiam expor segredos governamentais sem medo.O nome disso na minha opinião é bom jornalismo.Para os estatistas é um misto de traição , falta de patritismo, etc.Ele jamais fez mais do que qualquer bom jornal investigativo faz há mais de um século.Alias, muitos dos ``leaks`` por ele divulgados foram divulgados em conjunto por diversos jornais tidos como sérios como NyTimes, Guardian, etc.Mas claro, nenhum governo sério peerseguiria um jornalista do New York Times.Ja com Assange é diferente.Por que? Porque era  um website e não um jornal impresso? Este é provavelmente o Everest de todos os casos de dois pesos e duas medidas.
Concordo que é uma contradição o Equador, país este onde a liberdade de expressão esta indo por agua abaixo, se considerar o paladino da liberdade.Mas tendo Assange se refugiado na embaixada equatoriana para buscar asilo político e tendo o Equador aceitado ( não perderão uma boa oportunidade de incomodar os EUA, não é mesmo? ) esta acaba sendo a melhor possibilidade que qualquer um que defenda a liberdade tem neste caso.Não é o ideal, mas é o possível.
Existe sim uma cruzada internacional contra um homem que jamais praticou atos de violencia contra ninguem, e o unico crime foi dar um meio para diversas fontes divulgarem atos estatais que são verdadeiros.Comparar isso com terrorismo é jihadismo pró-estatal.

Aeroportos brasileiros



Dilma fez o óbvio e cancelou as concessões a iniciativa privada.Está certa é claro.Qualquer um que viaja pelo mundo sabe e reconhece que nossos aeroportos são os melhores do planeta e a estatal Infraero faz um trabalho magistral.Como não reconhecer esta verdade? Como aceitar que as empresas que o governo queria que vencessem as licitações não venceram? Livre mercado pareceu assustador demais para os petistas.
Assim, o mundo será recepcionado pelo maravilhoso aeroporto estatal do Galeão em 2016.Viva o Brasil!

Iowa




Enquanto isso, Obama e Paul Ryan faziam campanha esta semana pelo Iowa, estado de forte atividade agrícola nos EUA.
Os republicanos são seres confusos.É mentira que querem diminuir o estado.No fundo só querem mesmo é redirecionar os recursos estatais, de programmas sociais para gastos com guerras e armas.Eu como libertário admito que nao gosto de nenhum dos dois candidatos( Obama e Romney) .
Os agricultores de Iowa tambem são seres confusos: enquanto reclamavam dos programas sociais que protegiam ```gente preguiçosa`` e ``um modelo europeu`` e aplaudiam Ryan quando este propunha diminuir os gastos estatais, tambem vibraram com Obama quando este prometeu subsídios a produção de milho, a produção de etanol e preços mínimos de diversas commmodities agricolas.É a velha história: muitos americanos gostariam de dominuir o estado quando este protege os outros.Jamais a bocada que está os beneficiando.Mantenha o estado longe do meu subsídio!
Enquanto seres humanos ( e os americanos estão muito a frente dos brasileiros nisso) não entenderem que proteção estatal é SEMPRE ruim, continuaremos em um mundo capenga.