É preciso uma boa doze de burrice e limitação para ainda se acreditar que proibir as drogas faz algum sentido no mundo atual.
As mesmas frases chavões continuam sendo repetidas: ``drogas destroem famílias...!`` Duh..alguem aqui disse que as drogas fazem bem? E se elas realmente são tão nocivas, essa é mais uma prova de que a proibição simplesmente deu errado.Note: elas JÁ causam muito mal...mesmo sendo teoricamente proibidas...
Sem duvida, muito pior que o mal que as drogas causam é o mal que a proibição causa: tráfico, corrupção, etc.
As bebidas não foram liberadas porque se descobriu que o alcool nao faz mal.Simplesmente porque se notou que esta não era uma boa opção.O mesmo deve valer para as outras drogas.
Neste sentido, a decisão desta semana do Uruguai de ser o primeiro país onde o consumo de canabis será legal, merece uma salva de palmas.É tão incomum, enquanto latinoamericano, ver minha região na liderança e na vanguarda da liberdade do mundo que fico até surpreso de ver isso acontecendo neste caso.
Claro, há muito que eu mudaria na resolução aprovada, sendo que o monópolio estatal na comercialização foi o ponto que mais me desagradou.Ha tambem, como nao poderia deixar de ser, um teto: seis mudinhas para cada um.Mas tudo bem, já seria demais exigir uma lei perfeita, ainda mais tendo vindo do estado e ainda mais em uma questão como essa, que mexe com os brios de muita gente.
Ainda assim, com todos os problemas, é uma medida que ao menos vai na decisão correta e deve ser aplaudida.
E o principal: esta decisão vai começar a mostrar ao mundo que novas ideias devem ser tentadas na questão das drogas.Não adianta tentar proibir drogas via lei ( ou a inflação via lei ).Elas são um fato da vida e políticos precisam compreender que o approach tentado nas últimas décadas simplesmente fracassou.
Parabens ao Uruguai!
Nenhum comentário:
Postar um comentário