sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ligando os pontos: Delta, JBS e Paris.

Após um ano morando em Nova York, percebi como diferentes sistemas de governança no mundo geram resultados diferentes.
Quando se vai a um restaurante estrelado, como o Per Se de Nova York ou similares em Londres e Paris, onde a elite do mundo se reune para gastar milhares de dólares em uma refeição, uma das coisas que se obtem é um curso rápido sobre a situação do mundo: enquanto as mesas de clientes ingleses e americanos são basicamente ocupadas por empresários, financistas e empreendedores, ou seja, pessoas que ganharam o próprio dinheiro, percebia sempre, com tristeza, que a grande maioria das mesas de pessoas da Africa e Oriente Médio eram compostas por burocratas, filhos de burocratas ou seus protegidos.
Isso quer dizer o seguinte: se voce é milionário e americano, provavelmente voce construiu sua fortuna.Se voce é milionário e Africano, na maioria dos casos ( não todos é claro) voce é um funcionário publico que vive da exprorpriação do dinheiro alheio.
O triste é notar que o Brasil sempre esteve entre estes dois extremos.Não somos nem um país do mérito mas tambem temos instituições melhores que a maioria dos lugares da Africa, o que faz com que pelo menos nossos políticos apareçam em fotos comprometedoras ( guardanapos na cabeça, alguem?) e sofram ao menos com a opinião pública.
É estupidamente óbvio o porque dos politicos e seus asseclas não gostarem da imprensa.
Dito isso, as vezes me convenço que o Brasil tem caminhado mais em direção ao modelo da Africa, se afastando do modelo do capitalismo.Varios fatos tem me convencido disso, como os passos institucionais para trás que o país deu desde a primeira eleição do PT para o governo federal.
A JBS é a maior processsadora de carnes do mundo.Por que? Por vários motivos é claro.Sem duvida uma grande ajuda foi dada pelos bilhões de financiamento do governo federal via BNDES ao longo da gestão Lula.Até aí nenhum problema, visto que muitas empresas obtem credito do BNDES, embora quase sempre em muito menor magnitude.
Dito isso, eu não conheço nenhum empresário racional que compraria neste momento uma empresa tão encrencada como a Delta.Nem se eu fosse do ramo de contrução faria isso.Os boatos que circulam no mercado financeiro é que a JBS fez isso a mando do PT.O proprio dono da JBS acaba de dar uma entrevista para a revista Isto É Dinheiro negando esta versão.
Claro, nao posso afirmar que o PT comanda a JBS, ou tem influencia, ou qualquer outro fato, porque nao sei.Posso apenas afirmar que é um tanto estranho que alguem queria comprar a Delta neste momento e nestas circustãncias.Todos os empresarios com quem converso afirmam categoricamente que nem de graça mexeriam neste vespeiro.Mas talvez os donos da JBS vejam as coisas de forma diferente do que todo o resto do mundo.
O que posso afirmar é que é triste ver o Brasil voltando para os tempos onde destinos do país são resolvidos em salas fechadas com algumas pessoas e não via mercado.De acordo com pesquisa divulgada hoje, entre 59 paises, apenas 12 foram declarados economias menos competitivas que o Brasil.Um pais em seu atoleiro.E pior, um país com um povo fácil de ser enganado, que acredita que somos uma espécie de ilha prometida de pujança.Alemães e americanos mal sabem nos localizar em um mapa, mas nosso povo acredita que todo o resto do mundo nos inveja.Seria engraçado, se não fosse trágico.


Nenhum comentário: