terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dicionário do estatismo brasileiro

Tomar posse X Swearing In

 Desde pequenos, aprende-se que no Brasil funciona o seguinte: tentar tomar para si o maior pedaço possível do estado.A luta é pelo melhor emprego público ( de preferencia com pouco trabalho e muitas benesses), por conhecer alguem que mande, tipo político, juíz, etc, pela pensão vitalícia, pelo folsa família, pela aposentadoria por invalidez, etc.
E o que se faz quando se passa no suado concurso publico? Toma-se posse.O português é claro, ocorre uma apropriação.A pessoa estudou, passou, e naquele momento recebe os louros, apropria-se para ela daqueles vantagens do estado pelas quais lutou.Qual o equivalente anglo-saxão desta expressão? Swearing In, que nada mais é que o ``juramento``.Lá conservou-se  a noção que o estado que serve e não se apropria dele para nada.Lá o concursado esta apenas indo servir, como bom empregado que é.

Contribuinte X taxpayer.

A palavra ``contribuinte``( sic) é uma das mais nocivas usadas por estatistas no idioma português.A receita federal e os habitantes de Brasília obviamente não poupam seu uso.Ela traz a noção, completamente falta, se quem paga impostos está ``contribuindo`` para um bem maior, para algo nobre, para que tudo funciona e seja maravilhoso.Novamente, o equivalente anglo-saxão é mais correto: simplesmente pagador de impostos, que é o que nós somos.Não contribuímos com nada. apenas somos roubados por uma quadrilha que ao contrário das outras quadrilhas, tem o poder de decretar leis.

Estratégico/soberania X ??

``Estratégico`` e ``soberania`` são as suas palavras catalogáveis mais usados por políticos debilóides, sobretudo petistas que passaram tempo demais jogando War.


Não há nada de estratégico que um político posssa fazer.A única coisa realmente estratégica é deixar este ``pagador de impostos`` em paz.Mas claro a expressão é sempre usada para justificar um novo projeto, uma nova maracutáia, um novo ato de estatismo, no estilo ``não podemos privatizar a Telebras porque telefonía é algo estratégico``
Já soberania faz parte do mundo dos sonhos dos políticos onde todos os habitantes fossem confinados a um único país ( no qual eles mandam), que nutrissem ódio pelos habitantes dos demais países ( estilo Venezuela)   
e acreditassem que tudo que vem de fora, principalmente bens importados, fossem obra do demo e impedissem brasileiros de trabalhar honestamente.A solução, claro, é ser uma nação ``soberana`` e fechar de vez e cada vez mais o país.
Equivalentes anglo-saxões: Não existem.Por quê será?? 


Nenhum comentário: