segunda-feira, 23 de março de 2009

Os fura-filas dos aeroportos



''O Brasil é o pais onde se criam dificuldades para que se possa vender facilidades''
(Lobão)

Obviamente, existem classes muito bem organizadas e empenhadas para que o estado não perca nem um pouco de todo o seu furor de arrecadação e menos ainda o seu poder.
Como não poderia deixar de ser, de forma muito pouco surpreendente, são as classes que se beneficiam diretamente do peso que o estado representa para todos os outros.
Um funcionário de empresa estatal não quer a privatização desta, é obvio.Um estudante de faculdade publica não quer o fim delas.Um funcionário publico com aposentadoria integral não quer o fim de sua mamata.E claro, os políticos não querem o fim de seus privilégios nem redução de seu poder.
Semana passada, graças a histórica reportagem do jornal ''Folha de São Paulo'' descobrimos que o senado brasileiro tem nada menos que ridículas 181 diretorias.Sim, mais diretorias que a General Eletric, a Coca Cola e a Microsoft juntas.
Entre as muitas diretorias, sempre obviamente regadas de privilégios e salários altos pagos -adivinhem voces com dinheiro de quem?!- constam coisas como uma diretoria ''fura-fila'' cujo unico trabalho de seu diretor e seus sete funcionários é assegurar que senadores não fiquem em filas de aeroportos, que eles tenham prioridade no atendimento, acesso, e embarque.Na pratica, eles mesmos admitem que cuidavam mais do embarque e das mordomias de parentes e amigos dos senadores, pois esses ja têm outros funcionários-sempre pagos com direito do contribuinte, claro-que cuidam disso.
Há diretorias para todos os gostos.Nem vou me dar ao trabalho de elencar.Tudo o que o leitor puder imaginar em termos de mordomias, pode esta certo de que lá haverá uma diretoria para atender a essa ''necessidade''.
Nós libertários acreditamos em um caminho diferente.Acreditamos que os partidos brigam para disputar quem será o ''rei'' da ocasião, mas jamais terão interesse em mudar o status quo que tanto os beneficia.Acreditamos que a unica solução passa pela redução drástica do tamanho do estado.Quanto mais ele diminuir mais a vida das pessoas-a nossa vida- irá melhorar.
E acreditamos que o jeito de fazer isso é através de conscientização das pessoas para o fato de que o estado não resolve os problemas, apenas os piora.Quando formarmos uma base suficientemente grande de libertários, quem sabe em alguns anos ou décadas poderemos influenciar o jogo decisório, e não nos tornando políticos como eles, mas apenas apoiando decisões que reduzam o tamanho e o peso do estado e apoiando iniciativas pró-liberdade.Iniciativas como a flexibilização das leis do trabalho, as privatizações e o fim da burocracia.

Nenhum comentário: