domingo, 15 de março de 2009

Um contra-choque de ordem.




Assim começa a tirania.No fato de quão dificil é se lutar pela liberdade.
Os políticos tem sido históricamente muito competentes em conseguir cada vez mais poder para si mesmos e para seus protegidos.A cada nova agressão na liberdade, a cada nova investida autoritária, sempre havia uma justificativa, uma explicação que convencia boa parte da população.
Vale sempre lembrar, jamais houve um governo, por mais ditatorial e sanguinário que fosse, que não tivesse com ele boa parte da opinião publica.Governos não conseguem se manter sem razoavel apoio popular, o que não significa que sejam bons ou legítimos.
Para cada avanço em nossa liberdade há sempre uma ótima explicação.A lei seca é segundo os políticos necessária, pois ela ''salva vidas''.Cobrar impostos é necessário pois ''o Brasil é uma país desigual e precisamos de programas sociais''E sempre, não importa o tema, os políticos foram, com o consentimento da popualação, aumentando -ora vejam voces-o poder deles próprios sobre a população, ou seja, sobre nós.
O que nos leva a nosso pequeno e tirano prefeito carioca.
Agora não podemos mais estacionar nossos veículos sem medo.Não podemos mais-pasmem!-abrir côcos na beira da praia pois eles deixam sujeira, não podemos mais comprar cerveja na porta dos shows com quem desejamos comprar, não podemos mais viver sem fitas métricas para lá e para cá pois se avançarmos um centimetro ou outro na calçada da prefeitura nossos estabelecimentos-feitos com nosso dinheiro!-correm o risco de vir abaixo.
Políticos, claro, fazem isso quando podem.Reparem que Lula tem ao longo desses anos proposto suas piores medidas justamente nos momentos de mais alta popularidade.Eduardo Paes tambem se aproveita nesse momento de ter uma relação nova e ainda não desgastada com a mídia e a opinião pública.Aos poucos ele perderá força e as cadeiras voltarão para as calçadas do Leblon.
O que importa aqui é perceber que sempre as medidas deles têm justificativas.
-Meu irmão morreu por conta de um motorista alcolizado-poderia dizer um defensor da lei seca
-Minha rua está uma imundice devido aos restos de côco jogados pelos pedestres, diria um simpatizante do choque de ordem.
Nada na vida não tem consequências negativas.Tudo tem um custo.Para os libertários, o maior custo é dar aos políticos qualquer poder para decidir sobre a nossa vida.Pois se o cara da lanchonete da esquina vai pelos ares porque ''descumpriu o choque de ordem'' amanha o Eduardo Paes pode lançar um choque de bom gosto, achar que o nome da empresa onde eu trabalho é de mal gosto e eu perder meu emprego tambem.
Temos que dizer não ao choque de ordem.Não a qualquer afronta a nossa liberdade.Temos que dizer a Eduardo Paes que não daremos a ele nem um poder a mais do que ele ja conquistou.
Ou melhor que tudo isso, proponho um contra-golpe.Acordemos todos amanha inspirados para um novo choque de ordem.Um choque de ordem na classe política!
Nesse choque dos meus sonhos, nenhum político poderia propor nenhuma lei se não revogasse alguma ja vigente.Eles respoderiam pelas mesmas leis da iniciativa privada.Aos poucos os salários deles seriam reduzidos até chegar a zero( afinal se alguem quer se dedicar ao bem publico como eles tanto juram que se dedicam esse alguem não deveria ganhar por isso, pois política deveria ser um ato voluntário de se ajudar aos outros, e não uma carreira!).
Continuando em nosso choque, todos os bens dos políticos teriam que ser vigiados a todo momento, e agora vem a consequência mais importante de nosso choque, nós reduziríamos tanto o poder deles e a quantidade de dinheiro que eles movimentam, que mesmo que eles quisessem ser corruptos-reparem bem, mesmo que eles quisessem e não fossem fiscalizados!-ainda assim não teriam muito o que roubar, pois quando voce não movimenta lá muito dinheiro nem possui muito poder não há muita chance de conseguir praticar corrupção de qualquer forma, querendo ou não fazer isso.
Esse sim, meus amigos, seria um choque de ordem que esse pequeno e insensato libertário apoiaria.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei!
Concordo com o que você disse, especialmente a respeito de não poder quebrar cocos na praia, afinal, que incrível ameaça isso representa!!!
Ameaça mesmo são bares que pagam impostos, colocando suas cadeiras no rua.
Enquanto isso, continuamos a ser abordados por marginais nos extorquindo 'estacionamento' com a incrível promessa de não danificar seu carro... pois para isso não há choque, quiçá ordem.