sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O fascinante mistério do habito de leitura do povo russo







Como temos repetido desde o início deste blog, o estado nacional é uma ideia burra, sem próposito, ineficiente, e que falhou miseralvelmente no mundo todo desde que foi tentada.
Quanto mais os governos tentam coordenar toda a vida das pessoas, entrando inclusive na liberdade individual e no direito de escolha das pessoas, piores e mais terríveis se tornam as consequencias.
Isso, antes de tudo é o que me faz ser liberal.Moralmente falando, é a alternativa correta.E eu recebi a minha moral da minha família, ela é um patrimonio para mim.
Isso tudo me vem a cabeça diante da estupidez da nova proposta do Ministério da Cultura brasileiro.Aliás, para que serve um ministério da cultura mesmo?Para mim cultura deve ser algo espontâneo e livre...mas deixemos isso para outra ocasião.
Eis que o ministério propoe um novo imposto.Até aí nenhuma surpresa: estes são políticos.Mas o que assusta é o motivo: o novo imposto seria para promover a leitura!
Funciona mais ou menos assim: na cabeça destes políticos, eles tomam um pouco mais do nosso dinheiro, e eles gastam em ''ações de promoção'' da leitura, como bibliotecas públicas, feiras literárias, etc.
Ora, lá vem de novo o estado achando que é nosso pai.
O setor livreiro, que é quem na verdade faz os livros chegarem nas pessoas ja reagiu com toda a razão.É um contrasenso tão absurdo fazer os livros ficarem ainda mais caros devido a mais um imposto para deste modo promover a leitura que acho que eles nem precisam de mais palavras de defesa.
Mas o estado sempre acha que pode coordenar melhor, pode fazer acontecer.
Instantâneamente, me lembro de uma cena de tempos atrás.Em 2003 estava visitanto a cidade de Moscow e vi um país em escombros.Depois de tantas décadas de comunismo, o país estava tentando a duras penas fazer uma transição para a economia de mercado, com recaidas autoritárias, e se encontrava imerso na pobreza.Uma pena para um povo tão bonito, com tanta história, tanto amor a arte...
Mas me impressionou o fato de que mesmo com tanta pobreza, ver pessoas de todas as classes sociais e a todo momento, lendo compulsivamente.E não só literatura russa.Classicos e livros novos, autores de todo o mundo!
Fiquei instantaneamente empolgado.Como podia??Um povo pobre, numa situação tão dificil ser ao lado do povo frances o povo que mais lê no mundo??Em metros, em cafés, nos shoppings..a leitura claramente estava presente no dia a dia daquele povo.
Logo percebi o preço incrivelmente baixo dos livros e descobri que lá livros não pagam nenhum tipo de imposto.Todos podem compra-los.No brasil livros são coisa de rico.
Eis aqui o segredo da promoção de leitura.Menos estado.
Ora, que irônico é o fato de que a comunista e autoritária Russia é, no campo da leitura ,e apenas neste único campo...uma nação libertária!

Nenhum comentário: