quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Algumas horas desperdiçadas no Detran




Lidar com funcionários públicos, desde o presidente da república até o fiscal da repartição da esquina, costuma mesmo ser tempo perdido.
Obviamente não foi diferente em minha mais recenta via crucis para renovar a carteira de habilitação do famigerado Detran.
O procedimento foi o seguinte: cheguei rigorosamente na hora agendada para a renovação e lá ganhei uma senha e fu colocado em uma fila, como se eu não tivesse mais nada o que fazer do meu dia.
Deixei minha empresa no meio de expediente para fazer isso, e absurdamente nenhum dos funcionários públicos de lá parecia muito preocupado com isso.Após quase meia hora de espera outra funcionaria pública me chama, pede documentos, demora bastante para cada penoso procedimento, tira todas as minhas impressões digitais e após quase 1 hora de sofrimento consigo agendar um exame de vista em uma outra data e local!
Porque não podia simplesmente agendar o tal exame pela internet e me livrar de toda essa burocracia?Mas para os estatistas esse deve ser um ''desejo burgues'' da minha pessoa.
Chegando ao local do exame, tenho que responder um questionário ridículo.Até aceito que possa influir na renovação o fato de exercer profissionalmente uma atividade ligada a direção de veículos ou nao.Mas fora isso porque devo informar se sou médico, engenheiro, advogado ou alguma entre as profissões que não estão relacionadas a direção profissional??Não devemos ser obrigados a falar de nossas vidas pessoais para a gestapo do Detran.
Além disso, aburdamente, precisei informar se tenho o habito de tomar remedios ou beber ou se não tenho esse habito.Precisei informar se tenho algum problema de súde, se ja fiz cirurgia, se possuo alguma( nas palavras deles) deficiência física e muito mais para os curiosos funcionários públicos.
Ora, estou ciente que o Detran proibe a direção quando se está sob efeito destas substâncias, mas fora isso , por que devo eu informar quais os meus hábitos pessoais, e como eu sou inclusive em momentos não relacionados a direção????
Obviamente a médica encarregada tinha todo o incentivo para fazer uma consulta rápida e recolher os 42 reais a que tem direito por cada procedimento, e foi o que ela fez, me livrando de qualquer contratempo.No final, fiz questão de exigir uma nota fiscal, para assegurar que uma médica que atua em conjunto com a fiscalização estatal ganhe o mínimo possível de mim.Mas pensando bem, me arrependi.Melhor que ela tivesse ganho do que ver meu dinheiro indo para os caras de Brasilia ou do palácio das Laranjeiras.
Em suma, aos poucos a patrulha nazista estatal vai corroendo nossas liberdades, e esse ''servil povo brasileiro'', nas palavras de Diogo Mainardi, vai aceitando.

Nenhum comentário: