quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dias libertários chegarão



Um incrível acidente-o lugar onde nascemos- infelizmente determina muito de nossa vida.
Devido ao puro acaso de nascermos em determinado país e cidade ficamos automaticamente obrigados a cumprir montes de exigências, obedecer a uma enormidade de leis, algumas das quais nem sabemos que existem, e tudo mal podendo questionar.
Obviamente, muitos podem dizer existe a democracia.Felizmente nós podemos ao menos eleger os donos do poder, ou melhor dizendo, os que usurpam o poder dos outros.Claro, o processo tem falhas, mas é melhor que a tirania.
Ainda assim, uma democracia mais forte seria não haver necessidade de delegar o poder.Seria reter o poder em mim, em voce leitor, em cada um de nós.E sobre isso ainda nao podemos escolher.
As idéias e a chama libertária terão voz de forma definitiva em algum lugar do futuro.Muitas das ideias e muitos dos conceitos do libertarismo estiveram em grandes homens, alguns dos quais sequer sabiam o que essa palavra significa.
Existe um pouco de libertarismo em Marthin Luther King quando ele disse que cada pessoa deveria ser julgada somente pelo seu mérito, e não por traços fisicos coletivistas.
Existiu libertarismo em Thomas Jeffersom quando ele concebeu uma nação onde os políticos e o governo poderiam se intrometer pouco ( infelizmente isso tem piorado) na vida dos cidadães.
Existe até algo de libertário nos poetas beats que apesar de supercomunistas, se declararam contra o sistema, contra a autoridade, contra a obrigatoriedade das convenções.
Se cada libertário tem um pouco de Jefferson, de King, de Ginsberg é hora de dizer, ainda que nós não vejamos em nossa geraçao um mundo libertário, ainda possamos ser taxados de loucos ou radicais, que dias libertários chegarão.
Hoje e sempre a potencialidade humana é fenomenal.Nossa capacidade de surpreender, de inovar, de driblar.Em cada ser humano existe uma chama pronta para explodir, e temos a certeza que conhecemos o melhor caminho para isso.
A todos os que questionaram, zombaram, mudaram, a Luther King, Rothbard, ao auto-declarado liberal Fernando Pessoa aos chicago boys que permitiram que o Chile provasse que atraso e america latina nao precisam andar juntos, gostaríamos de dizer que suas vozes caminham sempre comigo e com todos os libertários.Podem não ser meus olhos que verão, mas esses sonhos se realizarão, e nossos descendentes poderão caminhar por um mundo sem serem mandados.
E quando essa sociedade se aproximar, sem duvida serão tantas novas chamas que fogos de artifício cruzarão o céu.




Nenhum comentário: