segunda-feira, 25 de maio de 2009

Libertarian Planet-1 ano!

No dia de hoje o blog Libertarian Planet comemora 1 ano de existência.
Neste período, recebemos 453 emails com manifestações e opniões sobre nossos textos.Vejamos o quadro geral:

Total de mensagens recebidas: 453
Total de mensagens se dizendo contrárias a nossas idéias: 277
Total de mensagens favoráveis a nossas idéias: 70
Total de mensagens sem posição clara: 80

Se levássemos a sério esta estatística concluiriamos que o Brasil é um país extremamente libertário.Com 70 mensagens favoráveis em um universo de 453, isso daria um percentual de aproximadamente 15% de libertários brasileiros.Obviamente isso não é o caso.Os libertários brasileiros são com certeza muito menos do que 1% do total de brasileiros, provavelmente apenas uma fração disso.Em primeiro lugar, existe uma distorção clara por este ser um blog libertário.Obviamente, liberais brasileiros são mais atraidos por este conteúdo que comunistas.Além disso, não descontamos mensagens multiplas das mesmas pessoas.
Sobre as mensagens negativas, um dado muito interessante que tive confirmado neste ano e do qual já suspeitava: brasileiros estão entre os povos mais liberais no que tange a relações sociais , mais liberais inclusive que muitos estados americanos nessa questão( a nação mais libertária do planeta com cerca de 10% dos adultos se declarando libertários).Em compensação, no que diz respeito as questões econõmicas os brasileiros estão entre os povos mais esquerdistas do mundo e nisso perdem de lavada para os americanos, que tendem a ser mais liberais em questões economicas que sociais.Que nação fantástica resultaria na junção do melhor de cada uma das duas culturas...
Em suma, brasileiros são evoluídos o suficiente para em sua maioria apoiarem a idéia de um casamento gay e até da legalização do consumo de drogas, por exemplo, mas ainda são crianças não preparadas para se desfazerem de suas estatais.
A consequencia é que no segundo ano de Libertarian Planet focarei um pouco mais em questõs economicas e um pouco menos em questões sociais.
Gostaria tambem de agradecer a todos que nestes 12 meses nos escreveram querendo aprender mais sobre libertarismo, ou trazendo opiniões, negativas ou favoráveis.Ao contrário do site do PSTU, aqui nos aceitamos as duas.
O faturamento do blog ao longo de seu primeiro ano de existência foi de precisamente zero.E fico estremamente satisfeito que tenha sido assim.Recusamos inclusive duas propostas de contribuição, que seriam utéis para a divulgação do blog, mas que poderiam comprometer ou levantar súvidas sobre a real intenção de suas opiniões.
Neste meio tempo, devemos dizer, fui abordado com até por uma proposta defiliação partidária, a qual obviamente eu recusei.Cada centavo de minha renda vem da iniciativa privada e me orgulho disso.Alem do mais, não considero que um partido que se auto-intitula em prol da social democracia poderia me representar.
Gostaria de aproveitar este momento de celebração para mandar alguns recados especiais para algumas pessoas: ao tal de Rafael, dirigente estadual do PSOL que não sei como descobriu meu site e espalhou-o a sua corja de amigos para que todos nos mandassem ofensas: se eu me preocupasse com a opinião de comunistas não seria libertário.O muro de Berlim caiu, eu (nao)lamento, mas voces perderam.
Ao sr. Geraldo, que me escreveu em fevereiro dizendo-se um libertário mas que nunca concordaria com ''a legalização da pouca vergonha, da prostituição e de casamento entre duas pessoas do mesmo sexo''.Lemento, mas o sr não é um libertário.É um direito seu ter qualquer opinião, mas libertário o sr. não é.E se me disser que na sua definição sua posição é libertária, isso seria uma confusão semântica.É o mesmo que dizer que alguem é um assassino, mas ''na minha definição'' assassino é alguem que é cordial e trata bem as pessoas.Ou que alguem trabalha em um açougue e ''na minha definição '' isso se chama médico.Simplesmente é um problema linguistico e em qualquer definição suas posições não são libertárias.
Para o petista Leandro, que prometeu que nosso site não chegaria ao fim do ano no ar: sei que é triste para voce mas vivemos em um país com liberdade de expressão e o artigo 5 da Constituição Federal garante nossa permanência.Mas posso te ajudar: basta se mudar para a Venezuela ou Coreia do Norte que lá eles são mais afinados com sua forma de pensar.
Mas de todas, a mensagem mas estarrecedora foi recebida em fins do ano passado por alguem que se disse fiscal da receita federal e me ameaçõu dizendo que ''como outros empresários espoliadores deveria aprender a ficar de bico fechado e não dizer bobagens neo-liberais(sic)''
Bem, vindo de um fiscal da receita, a acusação de ser ''espoliador'' so me leva a crer que fui acusado de sonegação fiscal.Sobre isso, gostaria de dizer que absolutamente todos os centavos movimentados pelo clube de investimentos do qual sou sócio podem ser verificados sem o menor problema, clube este que se encontra devidamente registrado em junta comercial e até facilitarei qualquer funcionario publico que queira perder seu tempo em nos analisar, mas ja adianto que não terá muito o que encontrar: desde 2002, época em que fiz minha primeira transação financeira não fomos nem uma unica vez sequer autuados e muito menos condenados em qualquer instancia civil ou tributária.A FCL é completamente transparente e em qualquer caso de dúvida até recolhe a mais e divulga a mais.
Gostaria de dizer ao Sr Fiscal( ele sabe quem é) que se continuar fazendo qualquer acusação infundada a meu respeito, nos veremos no foro adequado, o judicial.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns ao Libertarian Planet!!
Um ano de liberdade de expressão, de pensamento de vida!!!
Que venham muitos e muitos outros!!