quinta-feira, 21 de maio de 2009

A escandinávia e o estado de bem estar social





Precisamos esclarecer uma coisa de uma vez por todas: a Escandinavia não é um modelo a ser seguido.E eu sempre tive uma especial admiração sobre esta linda região do mundo.
Os esquerdistas um pouco mais moderados, uma vez que o socialismo se mostrou uma farsa muito clara, partiram para a próxima batalha: ''ok, o socialismo não funciona mas mesmo assim cabe ao estado prover algumas funções básicas, como saude, seguridade e educação'' dizem estes.E aí a cartada: ''basta ver que a região mais rica da europa é a escandinavia, onde o estado provê todas estas coisas'' Alto lá!
Na verdade, como qualquer pessoa que gasta um tempo mínimo para estudar história econômica sabe, os países encadinavos-Suecia, Finlândia, Noruega, Dinamarca e Islandia- são ricos a despeito do estado pesado de bem estar social e nçao por causa dele.
A Escandinávia é uma região do globo com uma população tradicionalmente globalizada e internacionalizada-basta lembrar o fato de que ja no ano de 1100 os Vikings dinamarqueses atingiram a Groenlândia e segundo muitos a própria américa.Alem disso, por volta do ano de 1850 os países escandinavos resolveram realmente se abrir para o mundo, até por causa do fato de se tratarem de países e populaçãoes pequenas, e com exceção da noruega abundante em petróleo, sem tantos recursos naturais.
Some-se ainda que trata-se de uma população históricamente muito bem educada, tolerante, e extremamente pacífica( a escandinávia sempre costumou estar longe de guerras, tão danosas para a economia no longo prazo)
Logo, o peso das muitos programas sociais é muito menor para um país com tamanha renda per capita( e que seria ainda mais alta nao fossem os próprios programas).No Brasil, a tentativa de se criar um estado de bem estar social- com medicamentos anti-aids, aposentadoria aos 50 anos de idade-e muitas outras farras é ainda mais danosa.
Por fim nçao custa lembrar, o grau de abertura de que os países escandinavos gozam para um brasileiro é ultra liberal.Por isso lá existem companhias de nivel global como Ericsson, Volvo, Nokia, Lego e muitas outras.Não por qualquer programa social, e sim pelo bom e velho capitalismo liberal.
Por tudo isso podemos afirmar: viva a escandinávia, mas abaixo ao fajuto estado de bem estar social!Ele nos torna seres piores: mais preguiçosos, menos esforçados e mais nivelados por baixo.

Nenhum comentário: